Especialidades
Especialidades da Clínica Otorhinus – Tratamentos em Otorrinolaringologia
Otologia
A Otologia é uma subespecialidade da otorrinolaringologia, que se dedica ao estudo e tratamento das doenças relacionadas ao ouvido e suas estruturas adjacentes. Atua no diagnóstico precoce, tratamento clínico e cirúrgico dos problemas relacionados ao aparelho auditivo e labirinto.
As principais patologias/sintomas que acometem o ouvido são infecções (otites), perdas auditivas, labirintopatias, zumbido, vertigem, paralisias faciais e tumores.
Atualmente dispõem-se de vários exames para o diagnóstico das perdas auditivas e labirintopatias, como a audiometria, o BERA, Processamento Auditivo Central, Teste da Orelhinha e a Vídeo-nistagmografia.
Rinologia
A Rinologia é o segmento da Otorrinolaringologia que estuda os distúrbios do nariz e seios da face, como as rinites, sinusites, sangramentos nasais, obstrução nasal e problemas com o olfato. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais para a recuperação da capacidade respiratória e olfativa.
O nariz desempenha papel primordial na respiração por realizar a filtração, umidificação e o aquecimento do ar que segue para os pulmões, além de ser o responsável pelo nosso olfato.
As patologias que acometem o nariz e os seios paranasais podem ter origem inflamatória, infecciosa ou neoplásica e geram sintomas que podem prejudicar atividades cotidianas como exercícios físicos e o sono, interferindo de forma significativa na qualidade de vida do paciente.
Laringologia
É a área da Otorrinolaringologia responsável por tratar os distúrbios da laringe e suas diversas funções. O laringologista cuida da saúde vocal, das doenças laríngeas que causam impacto na respiração e dos distúrbios da deglutição, sendo ainda muito importante no acompanhamento dos profissionais da voz. As principais doenças laríngeas são os calos, pólipos, cistos, refluxo, paralisia vocal, presbifonia, presbifagia e o câncer de laringe.
Cirurgia Estética da Face
A cirurgia estética da face é a área da otorrinolaringologia responsável pelas rinoplastia, otoplastias, dentre outros procedimentos que visam embelezar e/ou rejuvenescer aspectos diversos do rosto feminino e masculino.
Cirurgia Otorrinolaringológica
A cirurgia Otorrinolaringológica é realizada para tratar as doenças dos ouvidos, do nariz e da garganta quando o tratamento já não surte mais efeito.
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente os tumores da tireóide, paratireóides, glândulas salivares, nódulos cervicais e todos os cânceres de cabeça e pescoço (exceto aqueles localizados no cérebro).
Fonoaudiologia
A fonoaudiologia é uma área da saúde que estuda, avalia e trata distúrbios relacionados à fonação, audição, linguagem, equilíbrio, respiração, mastigação e deglutição.
Medicina do Sono
A medicina do sono consiste no estudo, compreensão e tratamento dos distúrbios do sono, cujas consequências podem ir do cansaço durante o dia até a dificuldade de aprendizado e comprometimento da saúde geral, muitas delas causadas por distúrbios respiratórios.
O otorrinolaringologista tem papel fundamental no diagnóstico e correção destes problemas, sempre visando melhorar a saúde e a qualidade de vida do indivíduo
Cirurgia Robótica para Apneia do Sono
Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença que reduz a qualidade de vida, e também a expectativa de vida dos pacientes.
Pacientes com estreitamento de via respiratória superior podem se beneficiar de procedimentos cirúrgicos, e a cirurgia robótica traz maior precisão e qualidade ao tratamento.
Para a cirurgia robótica transoral (TORS – trans-oral robotic surgery) é utilizada uma plataforma que permite a visualização ampliada e em 3D da cavidade faríngea e base de língua através de câmeras de alta definição. Os braços articulados, angulados e pinças permitem acesso e movimentos que não seriam possíveis com somente com as mãos humanas. O robô é manuseado pelo cirurgião através de um console.
As câmeras e pinças articuladas do robô permitem que o cirurgião trabalhe com boa visualização e instrumentos adequados em uma região pequena como a cavidade oral, sem comprometer estruturas da região como nervos e artérias. O uso da tecnologia melhora os resultados e reduz o risco de complicações.
Cirurgia Robótica do Sono
Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença que reduz a qualidade de vida, e também a expectativa de vida dos pacientes.
Pacientes com estreitamento de via respiratória superior podem se beneficiar de procedimentos cirúrgicos, e a cirurgia robótica traz maior precisão e qualidade ao tratamento.
Para a cirurgia robótica transoral (TORS – transoral robotic surgery) é utilizada uma plataforma que permite a visualização ampliada e em 3D da cavidade faríngea e base de língua através de câmeras de alta definição. Os braços articulados, angulados e pinças permitem acesso e movimentos que não seriam possíveis somente com as mãos humanas. O robô é manuseado pelo cirurgião através de um console.
As câmeras e pinças articuladas do robô permitem que o cirurgião trabalhe com boa visualização e instrumentos adequados em uma região pequena como a cavidade oral, sem comprometer estruturas da região como nervos e artérias. O uso da tecnologia melhora os resultados e reduz o risco de complicações.
Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial
A Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, também conhecida por Cirurgia Craniofacial, é uma área de atuação médica, das Especialidades de Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Possui cinco segmentos principais:
a – anomalias congênitas (ex: microssomais craniofaciais, Sequência de Pierre Robin, fendas lábio palatinas)
b – fraturas de face
c – tumores do esqueleto craniofacial
d – alterações de desenvolvimento do esqueleto craniofacial (alterações dento-esqueléticas como prognatismo e retrognatismo)
e – ronco/apnéia do sono (cirurgia ortognática, expansão de maxilar, faringoplastia por cirurgia robótica).
Os conhecimentos adquiridos nas últimas décadas têm possibilitado a reabilitação funcional, estética e social de pacientes com diversas patologias no segmento craniofacial, através da íntima relação com outros profissionais de saúde, pois uma abordagem multidisciplinar é o melhor caminho para um atendimento eficaz e de qualidade.
Otoneurologia
É uma área dedicada ao estudo das doenças do labirinto. O labirinto é a região da orelha interna constituída por uma porção anterior (responsável pela audição) e outra posterior (responsável pelo equilíbrio do corpo). Os principais sintomas das doenças do labirinto são tontura, zumbido e perda de audição.
Foniatria
A Foniatria é uma área de atuação da Otorrinolaringologia que compreende o estudo da fonação e da audição, O diagnóstico dos distúrbios da comunicação e linguagem humana, caracterizados por problemas com a voz, fala, linguagem e audição são algumas das principais atribuições do foniatra.
A avaliação foniátrica está indicada para pacientes com questões relacionadas ao desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem.
Estomatologia
A Estomatologia é a especialidade que tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da boca (e estruturas anexas), além de manifestações bucais de doenças sistêmicas.
O estomatologista está capacitado para detectar o câncer de boca em estágio inicial e tratar as doenças bucais de origem viral, bacteriana, fúngica e imunológica.